“O Peso do Não Saber”

Estátua de Socrates na frente da construção nacional da academia de Atenas, feita pelo escultor italiano Piccarelli

    O ser humano precisa de respostas, não conseguimos suportar o estado mental de “não saber”, não nos conformamos com apenas existir, temos uma necessidade estrutural de buscar padrões de entendimento que amparem nossas dúvidas naturais.

    Estes padrões de entendimento, se formam a partir de tendências de pensamento humanas, ao observar, internalizar e projetar os aspectos do mundo ao seu redor. A partir deste processo, surge a religião; a filosofia; a ciência; a história; a psicologia; e as artes. Tudo isso, parte de um mesmo ponto em comum do homem, é uma busca por satisazer a mesma necessidade; é o mesmo vazio a ser preenchido.

    Se olharmos, da trajetória do nosso passado até o presente, é muito nítido e visível a necessidade inerente que temos em buscar explicação, sentido, lugar e origem para nossa existência. Pelo fato de que somos pensantes por natureza, acredito que este processo seja algo totalmente natural, e de caráter estrutural para nossa espécie. A curiosidade reflexiva e projetiva do ser humano é o que nos define como tal, é a força motriz do desenvolvimento do pensamento, é o exercício do “Logos”.

    A imagem que escolhi para representar visualmente esta publicação traduz concretamente o tema abordado. A foto é de uma escultura do filósofo grego Sócrates, na frente da construção nacional da academia de Atenas, feita pelo escultor italiano Piccarelli. A obra em si, representa ao mesmo tempo, de forma simbólica e literal, a essência e a importância do nosso “querer saber”.


Elvis Farias, 08/2022

Comentários